CACHOEIRA POÇO DA RODA - MURITIBA BA - 2021

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

A pouco tempo comecei a frequentar o município de Muritiba/BA, após a remoção do local de trabalho da minha companheira vinda de outro município. Inicialmente pensava que não teria muitos atrativos de trilha para conhecer, assim como foi na cidade de Nazaré/BA, em que tinha frequencia nos finais de semana por 08 anos. Pois bem! Me enganei.

Graziela, ao fazer amizade com os novos colegas de trabalho e vizinhos, descobriu que existem algumas trilhas em Muritiba/BA, dentre elas com cachoeiras, muito frequentadas pelos moradores nos finais de semanas e feriados. No inicio do mês de outubro resolvi pesquisar, a pedido dela, e quase nada achava a respeito destas trilhas. Ao pesquisar no site de busca era sempre direcionado a um distrito do município de Cachoeira/BA, chamado de Murutuba, pois lá existem uma pequena cascata e é frequentada pelos moradores e turistas para festas e lazer.

Infelizmente o Estado da Bahia, assim como os demais lugares,  estão dominados pelos "meninos bons" do tráfico. Todos os lugares devem serem estudados antes de adentrar, ainda mais próximo aos centros urbanos.

Em um final de semana desses editei uma trilha que fiz de bicicleta e postei no site do WIKILOC, uma ótima referência para arquivos de trilha em GPS. Posteriormente abrir o mapa e delimitei o município de Muritiba/BA e fui explorar. De tanto procurar acabei achando o inicio da trilha da Cachoeira de Muritiba pela imagem de satélite. Para confirmar que alise tratava da trilha, achei um arquivo GPX de um "trilhão" ( trilha de moto) realizado por um usuário que menciona a entrada da trilha para a Cachoeira.

Com essa referência delimitei o rio e aproximei, o máximo possível, utilizando o mapa do próprio WIKILOC, localizando a cachoeira, dando uma dimensão de um trecho curto, em leito de rio e de fácil acesso.

A CAMINHO  DA CACHOEIRA.

Dia 11 de outubro de 2021 sair com Graziela, por volta das 08:00 da manhã, caminhando em direção ao Centro da Cidade de Muritiba/BA. No Mapa a principal referência no Centro é a Praça São Pedro. Utilizando o aplicativo do MAPS.ME fiz a rota e seguir, sem dificuldades, chegando até a praça. Na Praça São Pedro o caminho prossegue pela direita, dando acesso a uma estrada vicinal que vai em direção a zona rural do município.

Imagem 01 - Igreja e praça São Pedro. Muritiba, Bahia, 2021

Quem tem carro da para fazer esse trajeto inicial até a bifurcação para a trilha. Como não é o meu caso, que não possuo veículo, sempre faço a maioria dos trajetos a pé.

O percurso a partir da praça, até o inicio da trilha, são de 1 km. Nesse trecho tem um leve declive longo de estrada de barro até a linha férrea. A partir dali a estrada segue até uma ponte, referência onde está localizada a trilha.

No próprio aplicativo do MAPS.ME, a trilha da cachoeira que observei em imagem de satélite está identificada com "Poço da Roda". Ao fazer uma rápida investigação acabei achando em uma publicação de um evento de trilha de moto o nome da cachoeira, confirmando que o nome ofícial desta cachoeira se chama Poço da Roda.

Imagem 02 - Linha Férrea de Brumado/BA x Simões Filho/BA. Muritiba, Bahia, 2021

Imagem 03 - Graziela  caminhando na estrada vicinal de acesso a trilha. Muritiba, Bahia, 2021

CACHOEIRA POÇO DA RODA.

A trilha inicial está localizada ao lado esquerdo da ponte, precisamente na margem esquerda verdadeira do Rio Capivari. Logo nos primeiros metros já é possível visualizar uma primeira e pequena queda, mas muito bonita. Na foto do WIKILOC está essa queda conhecida como Cachoeira de Muritiba. Pode até ser, mas ela não é a principal como está no relato.

Com mais ou menos 3m de altura e uma largura considerável, a pequena cachoeira (chamei essa primeira queda de Cachoeira de Muritiba, devido a popularidade) tem uma queda perene e forte, convidativo para um banho. Com a tonalidade das águas marrons a pequena cachoeira é onde fica a maioria dos visitantes, que pensam que ali se encerra a trilha. A concetração dessas pessoas se torna visível pelos vestigios que elas deixam no local. É possível observar muito lixo, sendo garrafas de vidro, sacolas e até roupas. Além disso tem muitas oferendas no local, provável de algum evento religioso que acaba indo para o poço, ocasionando muita sujeita. Visualizei perfume, cachaça, penas de aves, alimentos, tudo isso no poço. O banho para mim e Graziela não era atrativo naquelas condições.

Imagem 04 - Primeira queda . Muritiba, Bahia, 2021

Sair do leito com Graziela seguimos em uma trilha bem batida, acima da margem esquerda, caminhando por alguns metros até retornar ao leito, em sua margem esquerda. A partir dai a trilha segue pelo leito do rio até a Cachoeira Poço da Roda.

Imagem 05 - Graziela na trilha de acesso ao Leito do Rio Capivari . Muritiba, Bahia, 2021

Ao chegar no leito seguimos pelas rochas e nos apoiando nas paredes, devido a superfície escorregadio. Eu que estava de sandália deveria ter atenção mais que redobrada.  No decorrer do trecho, maior parte no meio do leito caminhando sobre as rochas, com poucos "pula pedras", observamos uma bonita "cortina de água" que dava uma tonalidade interessante com a luz do sol e a vegetação. Pensei até me banhar ali mas deixei para a volta, já que vamos retornar pelo mesmo lugar.

Imagem 06 - Fael na trilha de acesso ao Leito do Rio Capivari . Muritiba, Bahia, 2021

O leito segue um leve declive e logo um pouco abaixo é possível visualizar mais uma pequena queda, formada no canto do paredão direito da margem esquerda verdadeira do Rio Capivari.

No local fizemos uma pequena pausa e observamos a simples queda. Queria fazer umas fotos no momento, mas tinha um pequeno grupo lá se banhando, resolvi deixar na volta.

Me direcionei com Graziela e continuamos pelo leito do rio, num trecho de "pula pedras". Paramos e resolvemos merendar e da um tempo até mesmo para ver se o grupo saia da queda. Um rapaz, morador de Muritiba/BA, estava fazendo a trilha só e nos informou que a terceira e ultima queda está alguns metros leito de rio abaixo, que era para a gente ir até lá.  Chamei Graziela e fomos.

Imagem 07 - Fael na segunda queda no Leito do Rio Capivari . Muritiba, Bahia, 2021

Prosseguimos pelo leito do Rio Capivari, "pulando pedras", num pequeno trecho, até visualizar a trilha batida na margem direita verdadeira do rio. Seguindo pelo leito do rio da para sair no topo da cachoeira, mas sem possibilidade de descer e visualizar-la por  completa e se banhar no poço.

O pequeno trecho batido e fácil se limita até a descida íngreme e perigosa, finalizando no poço. inicialmente fui devagar e fui analisar a descida, pois o solo estava frágil e deslizando com qualquer pisada, deixando esse percurso da trilha muito perigoso. Algumas raízes fixas me ajudaram a realizar a descida e a vencer um imenso tronco de árvore. Posteriormente retornei e ajudei a Graziela a descer e atravessar o imenso tronco de alguma árvore que caiu e estava no meio da trilha, obrigando a passar por cima dele.

Por conta desse pequeno trecho da descida até o poço não considero a trilha como leve e fácil ao público geral. Esses poucos metros de descida foram mais difíceis e técnicos que algumas trilhas moderadas que já realizei na região da Chapada Diamantina.

Chegando ao poço visualizei a Cachoeira Poço da Roda, com uma queda de água considerado e drenagem forte. Suas águas barrentas e amarronzadas não possibilita observar a profundidade. Sua altura é de mais ou menos uns 10 metros. Apesar de ser pequena, a Cachoeira Poço da Roda é bastante bonita por está formada em uma densa mata atlântica. Para ser ter ideia, a luz do sol não consegue penetrar no leito, devido as grandes árvores e a densa vegetação. Tanto que em poucos minutos o calor se transformava em frio.

Imagem 08 - Cachoeira do Poço da Roda . Muritiba, Bahia, 2021

No local encontramos o Adailton, o mesmo rapaz que nos deu a dica de descer e aproveitar a cachoeira enquanto não tinha ninguém. Ao conversamos com ele fomos informados que ali é a verdade Cachoeira Poço da Roda, na terceira queda, sendo que poucas pessoas vão até lá. Normalmente os grupos se limitam até a primeira queda e não conhecem que existem mais leito de rio abaixo.

No poço não cheguei a me banhar devido a não conhecer a profundidade. Preferir me banhar na queda da cachoeira, que é de fácil acesso. Graziela fez o mesmo e passamos toda a manhã por ali, resenhando com o Adailton.

Adailton me confirmou que o leito do Rio Capivari deságua no Paraguaçu, precisamente na margem da BR-420, entre as Cidades de São Felix/BA e Maragojipe/BA. Cheguei a arrisar descer o rio e terminar na foz, mas Adailton informou que não tem nenhuma queda ou atrativo e que talvez não compensasse.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

De modo geral, o acesso até a Cachoeira do Poço da Roda é uma trilha curta e fácil,  dando relevância para a descida ao poço que é perigosa e está numa vertente acidentada com forte processo erosivo. Do trecho inicial até a queda se totaliza 2,48km (sem a volta).

Destaco para se atentar com as chuvas, pois o trecho do leito do Rio Capivari que leva até a Cachoeira do Poço da roda é estreito e fechado, cercado por vertentes cobertas de vegetação densa característica da mata atlântica. Uma tromba d´água pode ser fatal, pois não reparei localidades fáceis da "fuga", em caso de um evento natural como esse.

Para quem está em Salvador ou na região metropolitana é um bom local para ir no final de semana e um custo baixo comparado a outras localidade que proporcionam atividades de caminhadas de aventura. Ressalto que Muritiba/BA não é turística e serviços de hospedagem e gastronomia não são fáceis de encontrar, sendo recomendado ficar na Cidade de Cachoeira/BA, distante 4km.