04 - Cachoeira da Fumaça POR BAIXO (PARTE 03)



 - Palmeiras, 17 de novembro de 2012. Sábado.


     
# - Serra do Macaco.

Era quase 06:00 da manhã quando Emerson, Faaeel, Fafau e Graziela acordaram com o barulho do paulista Lê, o mesmo acordou bem mais cedo e estava conversando com o guia sobre mais trilhas locais, já que ele é o mais novo morador do município de Lençóis – BA.


Como sempre, o grupo preparou o café acompanhado por: cuscuz, pão, e creme crack, aproveitaram e fizeram um chocolate quente para esvaziar a mochila por conta da forte subida da Serra do Macaco ou o Morro do Macaco (como chamam). Quando Emerson, Faaeel, Fafau, Graziela e Lê, estavam desarmando acampamento, o guia chamou Lê perguntando se os amigos que estava com o mesmo não queriam acompanhar ele? Lê comunicou a Emerson, Faaeel, Fafau, Graziela, que concordaram em subir com o grupo do guia. Sendo assim, todos iniciaram a caminhada para a Serra do Macaco com as cargueiras bem mais leves.

Foto 24: Faaeel Subindo a Serra do Macaco. Vale do Capão-BA,2012
O grupo iniciou a caminhada as 07:00 da manhã, a trilha está localizada a frente da base no macaco (sentido Oeste), em direção o Rio Fumaça. A fina trilha é batida, basta ter só um pouco de atenção para localiza-la. A dificuldade de encontrar é devido a mata alta que atrapalha a visão de achar a trilha.

Após, começa a garoar, junto com uma forte neblina, cobrindo toda a paisagem do morro. A subida tem o seu inicio bem puxado, exigindo esforço do trilheiro. Em certos pontos a trilha estava bastante escorregadia, fazendo com que a caminhada ficasse mais lenta, devido aos precipícios que tinha ao lado esquerdo.


Por volta de 20 minutos de caminhada, Emerson, Faaeel, Fafau, Graziela e Lê pararam em um ponto a fim em observarem o Rio Capivara abaixo e o precipício que se forma ao longo da caminhada da Serra do Macaco.


Foto 25: Vista da Serra do Macaco com muita neblina. Vale do Capão,2012
*A trilha possui uma pequena cratera, exigindo que o indivíduo pule (mas nada que assuste), além de vários trechos que exige “escalaminhada”. O nome da Serra é Macaco devido a uma rocha que tem a forma da cabeça de um gorila, por conta dessa rocha a serra foi batizada por esse nome: Serra do Macaco ou Morro do Macaco.

Foto 26: Fafau pulando sobre uma cratera na serra do macaco. Vale do Capão,2012.  

Infelizmente Emerson, Fafau, Faaeel, Graziela e Lê não puderam observar a rocha que te o formato de um king Kong devido a forte neblina que se formava no local.


Após uma hora de subida Emerson, Fafau, Faaeel, Graziela, Lê e o grupo do guia chegou a uma pequena queda de água deliciosa, já próximo ao final da serra. Os dois grupos pararam por ali e começaram a resenhar. Após, registraram umas fotos no local. Um rapaz do grupo do guia, que mora em Feira de Santana – BA descobriu que Lê era de São Paulo-SP e fez uma piada com o mesmo, perguntando: - “Se dentista cuida de dente, paulista cuida de que?“ [risos]. Lê “pegou ar”, ficando vermelho de raiva, resmungando muito. O cara de Feira de Santana BA falou que era uma brincadeira, que Lê não  tinha a necessidade de se enfurecer, pedindo desculpas depois por perceber que o paulista não gostou da brincadeira. Depois do equivoco tudo ficou normalizado com bastantes gargalhadas dos demais.

*Para descontrair ainda mais a galera, um rapaz do grupo do guia perguntou ao grupo de Salvador – BA: Qual era o nome do grupo aventureiro que encarou a fumaça por baixo? Faaeel, na brincadeira, respondeu que o nome da equipe era “Equipe Haule”. Lê fez uma cara feia, discordando do termo devido de saber o significado falado por Faaeel no acampamento base do palmital. Aqui na Bahia “Haule” quer dizer otário, em outros Estados não sabe se é o mesmo significado, enfim, No final todos deram muitas risadas.


FOTO 27: SANTUÁRIO DA FUMAÇA, REUNIÃO E DESPEDIDA. VALE DO CAPÃO-BA,2012.



  # - Santuário.

Após a engraçada resenha os dois grupos seguiram subindo o final da serra até o seu termino em um poço com pequenas quedas de água. Chegando por lá, mais uma pausa para lanchar. O local é muito bonito, um poço com águas calmas, uma quedinha que serve para se banhar e um chão de lajedos. Para acampar deve ser um pouco complicado devido a superfície ser bastante íngreme.

*O Santuário é um local bastante atraente devido a grande quantidade de água que se concentra no local. Seu poço é de tamanho médio, além de possui uma pequena queda logo a frente, chamando a atenção do trilheiro. Esse ponto é considerado sagrado por conta da grande quantidade de água encontrada que serve para beber e se banhar depois da forte subida da Serra do Macaco (QUEM VEM PARTINDO DE LENÇÓIS BA).

Após, a trilha segue pelo lado direito do Santuário, a margem do poço, se direcionando acima do mesmo. Nesse trecho a trilha já fica bastante visível, ou seja, bem batida, facilitando a caminhada. A paisagem estava coberta por neblina fazendo com que todos tivessem atenção na trilha por conta dos buracos e animais que ali se encontram. Por cerca de 40 minutos, aproximadamente, os dois grupos chegaram aos Gerais da fumaça, que já faz parte da trilha da fumaça por cima.



# - Cachoeira da Fumaça Por Cima.

Chegando aos gerais da fumaça Emerson e Faaeel encontraram alguns objetos largados no meio da trilha como: papel de cigarro, pedaço de cigarro, garrafa plástica e sacos plásticos. Como a cargueira de Faaeel era a “limpurb” da equipe, todo o lixo era colocado em um saco que ia à cargueira do mesmo.

             FOTO 28: CARGUEIRA DA TRILHAS E RUMOS 50L COM O LIXO EM SACOLAS PLASTICAS. VALE DO CAPÃO-BA,2012.

                    Foto 29: Flores da chapada. Vale do Capão-BA,2012

Alguns sabem que a trilha da fumaça por cima é bastante badalada, quando povo viu os dois grupos saindo da mata, em uma trilha que a maioria passa e não percebe, acharam estranhos. Devido a maioria estarem sujos e com um forte odor de suor. A “Playboyzada” parou e com caras de espanto olharam o grupo passar com as cargueiras, os indivíduos dos grupos apenas observaram e começaram a rir. Fafau e Faaeel optaram em finalizar com a fumaça por cima, devido a Emerson, Lê e Graziela não conhecerem o local. Sendo assim, seguiram por mais 20 minutos até avistar, sobre muita neblina, a garganta da fumaça.

A garganta é uma área bastante perigosa, não é recomendado ficar por lá. Alguns se arriscam, mas, não é recomendado. Na garganta está localizado um pequeno poço que possibilita o visitante tomar um banho. Após andarem por alguns metros Emerson, Fafau, Faaeel, Graziela, Lê e o grupo que estavam com o guia, chegaram ao topo da maior cachoeira da Chapada Diamantina: a Cachoeira da Fumaça (Por cima).

Foto 30: Vista da Cachoeira da fumaça por cima. Vale do Capão-BA,2012
* Um fato que chamou a atenção de Faaeel foi de alguns grupos que faziam a fumaça por cima estarem reclamando muito da trilha, ouvindo os argumentos de alguns que o deixou chateado.O fato foi que um grupo de garotas reclamava muito por conta do tom da água do rio, as mesmas achavam a água suja devido a sua cor amarronzada. O guia local toda hora explicava o porquê da cor amarronzada e uma das mulheres argumentou claramente com a outra e de tom de voz alterado: - “Você disse que era rápido, já tem mais de 1 hora, minhas pernas estão sujas e doloridas, foi para isso que você me trouxe aqui ?” Depois de uma atitude dessa, o que se pode esperar... Enfim.

Os dois grupos descansaram por uma hora, aproximadamente, na cachoeira da fumaça. A paisagem foi totalmente coberta pela neblina sem a oportunidade de observar as serras que cercam a cachoeira. Para observar a cachoeira da Fumaça os indivíduos tinham que ficar na pontinha da famosa rocha que está localizada ao lado da cachoeira, essa rocha é muito utilizado pelos visitantes para registrar fotos apoiados na ponta da mesma, além de observar a paisagem (que infelizmente estava coberta pela neblina). Após, o grupo do guia veio se despedir de Emerson, Fafau, Faaeel, Graziela e Lê.

        Foto 31:  Graziela, Faaeel, Lê , Emerson,  um rapaz do grupo do guia, Fafau. Vale do Capão-BA,2012

As 14:00, aproximadamente, os cincos resolveram voltar para o Vale do Capão a fim de comemorar o sucesso que foi a trilha. No meio do percurso o Lê conheceu um casal que parecia ser da região sul, por conta do sotaque e de tanto reclamar do sol que nem aparecia direito, se enchendo de protetor solar. O casal convidou Lê para leva-lo até o município de Lençóis BA e ele aceitou. Sendo assim, Lê se despediu de Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela, agradecendo os quatro por confiar e da aquela oportunidade para ele conhecer e curtir a trilha. Com um forte abraço, Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela desejaram sucesso para o Lê. Após, os quatros seguiram pela trilha fácil da fumaça por cima, passando pelos gerais da fumaça e descendo até a estrada de acesso ao Vale do Capão.
 
Foto 32:  Marcação no Lajedo. Fumaça por cima. Vale do capão-  BA,2012.


Foto 33: Faaeel com sua “limpurb”. Vale do capão-BA,2012.

  
Foto 34: Vista do Morrão descendo trilha da fumaça. Vale do Capão-BA,2012


                              
# - Vila Caeté-Açu (Vale do Capão).

Ao se aproximarem do fim da trilha da fumaça por cima, onde fica a sede do PNCD (PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA), administrada pelo Instituto Chico Mendes (ICMBIO), Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela observaram um bar que está localizado logo a frente a sede, se direcionando na perspectiva de comemorar o sucesso da trilha, com uma cerveja bem gelada. Os três degustaram (Graziela não bebe cerveja e nem refrigerante) e começaram a resenhar sobre os momentos vividos na trilha.
 
Foto 35 : A chegada ao vale com a velha cerveja. Fafau, Faaeel, Emerson. Palmeiras – BA,2012.
 

Após a comemoração, os quatro seguiram pela estrada de terra até a vila Caeté-Açu ou, como a maioria conhece o Vale do Capão. Ao chegar Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela se direcionaram para a Lanchonete Dreger, o único lugar que vende passagens da empresa Real Expresso para a cidade do Salvador BA. A prioridade do grupo foi logo garantir as passagens a fim em embarcar no mesmo dia, na noite de sábado.

Foto 36: Lanchonete Dreger, “Rodoviaria”. Graziela, Fafau. Vale do Capão-BA, 2012.

*O grupo pensou dessa forma devido ao feriado pois, no ultimo dia as rodovias ficam engarrafadas e na segunda todos do grupo iam trabalhar.

Chegando na lanchonete Faaeel comprou as 04 passagens, no horário das 22:45, partindo do centro de Palmeiras BA, no valor de R$ 63,00. Do Vale do Capão para Palmeiras BA é 24 km em estrada de terra, com trechos bastante degradados, feitos em mais ou menos em 1 hora. Existem carros que fazem essa rota, o custo do bilhete é de R$ 10,00, por pessoa. 

Após de tudo acertado com as compras das passagens Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela seguiram para o camping de um senhor bastante conhecido da vila que é o Seô Dai.

* O Camping de Seô Daí é o mais famoso do Vale do capão, frequentado por muitas pessoas de estilos alternativos, que procura paz, liberdade, e tranquilidade, longe do stress das grandes cidades.
Chegando por lá Faaeel falou com Seô Daí se teria condições de tomar um banho no seu camping, o mesmo com a tranquilidade e a bondade de sempre disse que os quatros poderiam ficar a vontade.


Foto 37:  Camping de Sêo Daí. Vale do Capão-BA,2012.

O grupo utilizou dois banheiros, ia dois, depois ia mais dois. Enquanto uns iam tomar banho, os outros dois que estava esperando esvaziava as mochilas dos demais para dispensar alguns alimentos e o lixo. Muito dos alimentos foram cedidos para a galera do camping, tinha Cuscuz, Macarrão, café, açúcar, sal e 01 Cebola.

Foto 38: Cozinha de Sêo Daí. Graziela, Emerson e Fafau. Vale do Capão-BA, 2012.



Após de todos arrumados e cheirosos, os quatro seguiram para albergue de um amigo de Faaeel e Fafau onde vende o melhor PF da vila, que é no albergue do Katatau.

* O PF dele não é um simples PF, é um SUPER PF, que custa R$ 9,00. Um prato bem caprichado, com variedades de sabor.

Graziela pediu o PF acompanhado de hambúrguer de Soja, Faaeel pediu o mesmo. Já Emerson e Fafau pediram o PF acompanhado de frango assado. A base do PF é: macarrão, feijão, salada, além do suco natural de laranja que custa R$ 1,00.
Após o abastecimento, Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela resenharam um pouco com Katatau. O mesmo pensou que estava no Capão, porém, o grupo explicou que fez a trilha da fumaça por baixo e sem guia, o mesmo ficou impressionado e deu um alto valor. Como grupo são “Pobres Ousados” não tinham condições de pagar guia e a determinação de todos foi bastante importante para o sucesso da trilha.

Foto 39 : No restaurante Katatau. Faaeel, Fafau, Graziela, Katatau, Emerson. Vale do Capão-BA,2012.


# - Palmeiras BA.

Após a resenha, Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela se despediram de Katatau, seguindo rumo a Vila a fim de da uma volta e curtir o centro do Capão. Como estava muito frio, degustaram uma cachaça de folha e em seguida se direcionaram até o camping de Sêo Daí para pegar as mochilas cargueiras. A chegarem foram se despedir de Sêo Daí, agradecendo pela grande ajuda que ele forneceu para os quatro. Se direcionando a Vila Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela embarcaram em numa van que faz o transporte até o centro do município de Palmeiras- BA, deixando na rodoviária da cidade.

As 21:45, Emerson, Fafau, Faaeel e Graziela chegaram na rodoviária e como o ônibus ia chegar as 22:45 resolveram caminhar pelo centro de Palmeiras BA, esperando o tempo passar. Após, o grupo se deparou com um rapaz que estava no grupo do guia que encontraram no córrego da muriçoca. Ele estava sozinho e ia ao mesmo ônibus. Resenhando com ele, Fafau perguntou se o mesmo tirou muita foto da Cachoeira da Fumaça, ele, friamente, respondeu que não tem necessidade de tirar foto, afinal, tudo está guardado na mente. Fafau obviamente ficou sem reação e argumento para responder, fazendo apenas um sinal com a cabeça compreendendo o rapaz.



# - Salvador BA.


O ônibus da Rápido Federal chegou exatamente as 22h:45min, vindo da cidade de Seabra-ba, com o destino final a cidade de Salvador BA. Seguindo agora no caminho de volta da BR-242, o ônibus fez paradas nas cidades de: Lençóis BA, Itaberaba BA, Feira de Santana BA e finalmente chegando a Salvador BA as 04:30 da manhã, no dia 18 de novembro de 2012.
    
Foto 40: Rodoviária da cidade de Palmeiras –BA. Graziela, Emerson, Faaeel, Fafau, 2012


 
   # - Considerações.

É amigo (a), espero que o relato possa ter ajudado a você que tem vontade e coragem para encarar a trilha da fumaça por baixo em 03 dias e duas noites. Perguntas? Podem mandar para o e-mail :



ATT:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.