03 - Trilhas na cidade de Ibicoara BA ( PARTE 03).

- Ibicoara-BA, 03 de julho de 2012. Terça – Feira.

* Trilha da Cachoeira do Buracão x Base de acampamento.

     Por volta das 04:00h, Fafau ouviu um ronco bem forte e acordou Faael perguntando o que era, poucos segundo depois, Faaeel ouviu também e ai cismaram. Poderia ser a onça, talvez não, mais é muita coincidência e o ronco continuava cada vez mais alto. Porém, como a fogueira estava acessa e o fogo alto, ficamos mais tranquilos, afinal, se fosse uma onça ela não iria encostar.
     Ao amanhecer tomamos um bom café, Luciano nos mostrou a plantação de orégano, cebolinhas, coentro, manjericão, tempero em geral, junto com as folhas de alface, couve, hortelã, folhas para chá, etc., bem organizado. Resenhamos na cozinha o dia todo e demos altas risadas antes de começar a trilha da Cachoeira do Buracão que precisa de um veiculo e um guia cadastrado pela prefeitura. Como o Luciano trabalha em uma agência de turismo na cidade de  Ibicoara-BA que é cadastrada na prefeitura, não tivemos problema e fomos para a cachoeira do Buracão em sua D20 as 13:00h.
     A trilha começa na estrada que vai para o Povoado do Brejão, onde fica o inicio da trilha do buracão. Do povoado do Baixão para o povoado do Brejão é mais ou menos 30 minutos de carro. Seguimos, e por volta de 13:40min. Chegamos ao inicio da trilha.

     Pagamos uma taxa de R$3,00 para a “manutenção do parque” que a prefeitura cobra e assim começamos a trilha que é bem tranquila. Depois de 30 minutos de caminhada chegamos a 01° cachoeira, a do Recanto Verde que é proibida para o banho, é uma bela cachoeira que possui uma queda linda, a  água fica com uma coloração esverdeada, por isso esse nome. (INFELIZMENTE NÃO TEM FOTO DA CACHOEIRA PORQUE A CAMERA DIGITAL QUEIMOU AO CAIR NO RIO DA TRILHA PARA A FUMACINHA E NA HORA DA TRILHA ESTAVA SEM O APARELHO PARA REGISTRAR AS IMAGENS), curtimos a cachoeira e seguimos para a Famosa Cachoeira do Buracão.

     Após 20 minutos de caminhada chegamos a ponte atravessando em direção ao cânion que segue para visualização da cachoeira, aquela paisagem é fantástica, um corredor de rochas e o rio entre elas. Para visualizar a cachoeira, se deve ir pelas laterais do cânion, ou nadar contra a correnteza do rio até o imenso poço onde se visualiza a cachoeira frontalmente, não é difícil em chegar. Após atravessar o cânion visualizamos a bela Cachoeira do Buracão.

     Ao chegar, para a nossa surpresa, encontramos a cachoeira bem cheia, seu poço formando pequenas ondas por conta da queda d água, momento único, nos acomodamos e caímos no poço em direção a queda para tomar uma boa massagem com a água.
     Quando estávamos voltando para o cânion, apareceu um grupo de turistas com o guia vindo da cidade de Mucugê – BA para visitar a cachoeira.  E foi boa a visita deles porque um dos integrantes estava com varias câmeras digitais que foram o suficiente para pedir uma emprestada e tirar umas fotos da Cachoeira do Buracão. Registramos umas fotos da bela cachoeira, agradecemos o rapaz que nos emprestou e seguimos de volta para o Baixão. 


Foto 34: Faaeel, Fafau. Cachoeira do Buracão. Ibicoara, Bahia, 2012.


Foto 35: Cânions. Faaeel, Luciano, Fafau. Trilha da Cachoeira do Buracão. Ibicoara, Bahia, 2012.



Foto 36: Cachoeira do Buracão, Luciano, Fafau , Faaeel. Ibicoara, Bahia, 2012.

    Saímos da cachoeira do buracão um pouco tarde, por volta das 17:00h, seguimos na caminhada lenta curtindo a paisagem. Começou a anoitecer e a bela lua saiu do meio do lago iluminando a trilha, sem a necessidade do uso da lanterna. Sem a câmera não pude registrar aquele momento, curtimos a lua e fomos em direção a D20.

     Por volta das 18:30 seguimos para um bar no brejão para degustar uma cervejinha e comprar alguns alimentos. As 20:00h chegamos na casa de Luciano, a galera bateu um bom banho e foram Jantar, depois de ter apreciado as paisagens, resenhamos e fomos dormir.



Ibicoara, 04 de julho de 2012. quarta – feira.

* Casa de Luciano x Ibicoara-BA x Cascavel X Salvador-BA.

     A galera acordou por volta das 10:00h, apreciamos um cardápio feito por Luciano chamado de Guacamole (que vim saber depois que é um prato mexicano feito com Abacates), FAAEEL e FAFAU repetiram o prato duas vezes e foram desarmar acampamento porque estava na hora de ir. Por volta das 13;00h seguimos em destino ao Centro de Ibicoara-BA para comprar a passagem.

     Antes de ir Faaeel conseguiu ligar para a empresa EMTRAM que faz a linha Salvador - BA x Barra da Estiva – BA que sai todos os dias as 19:00h para comprar duas passagem. O rapaz guardou as duas e disse que era para retirar em uma venda que fica na cidade de Ibicoara-BA. Chegando lá retiramos as passagens e cada um pagou R$74,00 pela volta.


       Despedimos de Luciano, pegamos o contato e ele sumiu com sua D20 ao meio da estrada, em seguida começou a cair uma chuva forte na cidade, Fafau e Faaeel ficaram assistindo um jogo de basquete que estava passando na TV até na hora do ônibus.

    De repente apareceu um rapaz dizendo que o ônibus tinha chegado e que seguiríamos para o distrito de Cascavel onde o ônibus para Salvador estava esperando, pegamos um ônibus da mesma empresa que faz a linha Vitoria da Conquista – BA x Seabra – BA e fomos até o distrito de cascavel, chegando lá por volta das 18:30min. o ônibus da EMTRAM estava parado aguardando passageiros.       Pegamos e seguimos viagem que durou 10 horas até a cidade do Salvador –BA.



      É isso ai  pessoal, espero que o relato possa ter contribuído, qualquer duvida pode mandar através do e-mail:


 

 

Att:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.