02 - Trilha nas cidades de Lençóis BA e Palmeiras BA - 2012 ( PARTE 02)



Lençóis, 18 de fevereiro de 2012. Sábado.

* Rio Mucugêzinho x Poço do Diabo x Cachoeira do Pai Inacio x Pai Inacio.

    Acordamos cedo, batemos aquele café reforçado, Emerson queria fazer a Cachoeira da Primavera que fica na cidade, Faaeel e Fafau preferiram ir ao Pai Inácio que já pertence ao município de Palmeiras-BA, como Emerson estava de carro, ficaria mais fácil. Ele refletiu e mudou de opinião resolvendo ir para o Pai Inacio.
      No meio da conversa, o filho da dona do Camping que se chama Flávio perguntou se poderia ir conosco, a galera disse que tudo bem. Ele tinha um uno Mille novinho que só ia ele. Como o carro de Emerson estava cheio e tinha mais de 05 pessoas, o índio Jânio vai de carona com Flávio.

    Faaeel montou a rota e decidimos ir primeiro ao Rio Mucugêzinho , que fica na BR – 242, de lá descemos para o Poço do Diabo e por fim seguiríamos para o Pai Inacio. Saímos por volta das 09:30h em direção a BR-242, por volta de 05 minutos chegamos no Rio Mucugêzinho.


   Logo de cara, tem uns bares e um tipo de escorrega bem parecido com o do Ribeirão do Meio, como tinha muita gente, decidimos descer logo para o poço. No meio da trilha, tinha muitas queimadas por conta de um foco de incêndio com grandes proporções,  e antes de descer o Poço, tu pode avista-lo, um bom lugar para tirar umas fotos.



Foto 18: Rio Mucugêzinho. Sylvinha e Emerson.  BR-242. Lençóis-BA, 2012


Foto 19: Sylvinha, Emerson e Fafau de intruso. BR 242. Poço do Diabo. Lençóis-BA, 2012


No Poço do Diabo tem uma tirolesa, Emerson e Fafau resolveram ir, pagaram uma faixa de R$ 20,00. Os demais ficaram olhando eles andarem e tirando umas fotos, a verba era pouca, não poderíamos todos andar de tirolesa.



Foto 20: Emerson na Tirolesa. Poço do Diabo. BR-242. Lençóis-BA, 2012


Fafau e Emerson já estavam no Poço do Diabo, pois desceram de Tirolesa, os demais foram pela trilha a esquerda descendo o poço pelas rochas, bem tranquila. Ao chegar, tiramos umas fotos, curtimos o poço, resenhamos.


Foto 21: Poço do Diabo: BR-242. Lençóis, Bahia 2012


         Explorando o local, descobrimos que tem um caminho abaixo do Poço do Diabo, e fomos ver onde terminava. Ao descer descobrimos outra queda muito bonita e uma falha entre os cânions onde a água passa formando outra “cachoeira” bem atraente mais sem possibilidade de se banhar. Aproveitamos aquelas paisagens,  resenhamos e voltamos. O caminho é um pouco complicado, deve ter muita atenção por conta das rochas que estão com limos e escorregadias, um erro pode ser fatal.



Foto 22: Fafau, Faaeel, Indio, Flávio, Gi***. Abaixo do Poço do Diabo, BR-242. Lençóis, Bahia 2012


Foto: 23 Gi**, Emerson. Abaixo do Poço do Diabo. BR-242. Lençóis-BA, 2012.


     Por volta das 13:00h voltamos e pegamos  a estrada rumo ao Morro do Pai Inácio, antes de entrar no Carro, Fafau perguntou a um nativo se não tinha outros picos a ser explorados em torno do Morro do Pai Inácio. O nativo respondeu que tinha uma Cachoeira que quase ninguém conhecia que leva o mesmo nome do Morro. Resolvemos então conhecer a cachoeira antes de subir o morro.



     Para se achar o inicio da trilha é bem fácil, fica na margem da BR-242 próximo ao posto de gasolina Pai Inácio, logo na entrada tem uma placa escrita: Vende-se Orquídeas. Pegou a trilha, segue direto por uns 2 a 3 km que vai da de cara com a Cachoeira do Pai Inácio.



Foto 24: Gi** na trilha da Cachoeira do Pai Inácio. Lençóis,Bahia,2012.


     A cachoeira parece ser bonita cheia, pegamos ela com pouco volume de água devido a seca que está na região. Mesmo assim aproveitamos bastante com um bom banho e o barulho da queda que servia como um tranquilizante para nossas mentes. Lá encontramos uma família de Paulistas que estava fotografando a paisagem. Conversamos com eles e os mesmos ficaram encantados com a tatuagem do amigo Faaeel, tiraram umas fotos com uma CANON que a lente era gigante. Depois de tudo isso , esperamos da 16:00h para subir ao Pai Inácio e pegar o pôr do sol.


Foto 25: Cachoeira do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia


     Saímos da trilha e fomos de carro até o inicio da trilha para subir o Morro do Pai Inácio, é uma trilha bem movimentada pela facilidade ao acesso e o carro praticamente deixa no topo do morro.



Foto: 26 Fafau com o Ogolmovel. Inicio da Trilha do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012.


     Para subir deve pagar uma taxa de R$ 5,00, só o amigo Emerson que pagou, o demais não quis contribui por ser um patrimônio de todos. A subida é tranquila, por volta de 10 minutos estamos na parte mais alta do inselberg.
 


Foto 27: Faaeel , Vista no topo do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012


Foto 28: FaFau , Vista da BR-242 no topo do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012


Foto 29: Menina que esquecir o nome, Faaeel, Índio Jânio, Flávio, a Filha de Flávio.
                    Vista da BR-242, Morro do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012


     Após tirar varias fotos, apreciar as paisagens norte, sul, leste, oeste, esperamos o pôr do sol para podemos seguir para Lençóis-BA. Fafau de tanto esperar acabou dormindo, e ai virou motivo de chacota para a galera [RISOS]. 



Foto 30: Fafau morgado. Morro do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012.


Foto 31: Pôr do Sol. Morro do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012.


Foto 32: Emerson, Sylvinha, Faaeel,Pôr do Sol. Morro do Pai Inácio. Palmeiras, Bahia 2012.


     Fomos os últimos a descer o morro, esperamos o sol se despedir. Pegamos a estrada a noite e junto uma pancada de chuva, chegamos em Lençóis-BA por volta das 19:00h. Fizemos uma janta para todos e foi bem farta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.