02 - Trilha nas cidades de Lençóis BA e Palmeiras BA - 2012 (PARTE 01)








Salvador, 16 de fevereiro de 2012. Quinta-feira

Salvador BA x Itaberaba BA x Lençóis BA.
 
     Viagem marcada em cima da hora, destino aceito na hora, essa foi o planejamento da viagem, articulados pelos colegas Fafau, Emerson, Faaeel e Gi***, resolvemos ir para a cidade de Lençóis BA afim de explorar as suas paisagens.
     Emerson que possui um veiculo propôs a ideia em todos rachar com a gasolina e irmos de carro para a região. Aceitamos e marcamos em sair pelo inicio da tarde.
    As 14:00h Emerson foi pegando a galera para ir a estrada, com ele estava sua mulher Sylvinha que estava afim em ir, o Carro estava cheio de bagulho, principalmente garrafa de água. Fiquei um pouco assustado mais era o jeito de Sylvinha. Chegamos na Brasil Gás as 14:20 para abastecer e seguir pela BR-324 até a BR-116 em Feira de Santana, depois seguir pela BR-242 até a cidade de Lençóis BA.

Rota entre as cidade de Salvador BA e Lençóis BA
     Emerson foi “panhando” no seu carro onde resultou no tempo da viagem que durou apenas 04 horas, chegando em Lençóis BA por volta das 18:00h. Ao chegar na cidade, paramos em um bar e bebemos uma cervejinha, após isso Faaeel e Fafau foram a procura de um Camping para ser a base enquanto Sylvinha Emerson e Gi*** ficaram no bar degustando a cerveja e apreciando a vista da cidade que é bonita.
     Após uma vistoria na cidade, Fafau e Faaeel, acharam um camping para ser a base do grupo, o rapaz que é um paulista queria cobrar um valor de R$ 15,00, mais os caras que é “malaquia”, “20 anos de curso”, apertou a mente do paulista fazendo que a Diaria diminuir-se para R$ 10,00. Sendo assim, fomos ao camping  e montamos a nossa base.
     O nome do camping chama primavera, é bem tranquilo, estava vazio, tinha uma estrutura razoável que dava para suprir as necessidades. Montamos acampamento e fomos curtir as paisagens urbanas da cidade de Lençóis BA.

Foto 01: Faaeel, Fafau, Emerson, Sylvinha, Gi****; Camping Primavera; Lençóis, Bahia 2012.




  Paramos em uma pizzaria da cidade e abastecemos o estomago com uma grande pizza, complementamos com algumas cervejas e curtimos na madrugada na cidade, onde estava movimentada com vários turistas principalmente sulistas e shows ao vivo dos cantores locais.
 

Foto 02: Faaeel, Gi**, Fafau, Sylvinha, Emerson. Lençóis, Bahia 2012.





Lençóis, 17 de fevereiro de 2012. Sexta-feira.
   
*Ribeirão do Meio x Cachoeira do Sossego

     Acordamos bem cedinho, tomamos um belo café e planejamos em fazer uma trilha, no meio do café chegou um rapaz ao camping e montou sua base, ele estava só e chegou até a galera pedindo informações sobre trilhas, ele já tinha vindo em Lençóis-BA, porém, só fez as trilhas básicas e queria saber se iríamos fazer as trilhas que ele não tinha feito. Por coincidência iríamos fazer uma trilha que ele ainda não explorou, que é a da Cachoeira do Sossego.
 


Foto 03: Acampamento base na primavera. Lençóis, Bahia 2012.





     Depois de tudo acertado, ele se juntou com a galera e seguimos para a trilha da Cachoeira do Sossego. Antes de relatar a trilha, apresentarei o rapaz. O nome dele é Jânio, mais ficou apelidado de Índio e mora no município de Pojuca-BA.
     Saímos por volta das 09:00h, chegamos no centro da Cidade para abastecer as garrafas em uma bica, tiramos umas fotos do centro e seguimos em direção a Rua das Pedras para o inicio da trilha da Cachoeira do Sossego.
 

Foto 04: Gi***, Sylvinha, Emerson, Fafau, Faaeel. Lençóis, Bahia 2012.





     Para se chegar a Cachoeira, você deve passar pelo Ribeirão do Meio, que é uma trilha bem fácil em se fazer. O início se da na Rua das Pedras, onde se segue até a igreja, de lá tem uma placa indicando a trilha do Ribeirão do Meio, a trilha é bem aberta e tranquila em se fazer. Após 30 minutos de caminhada, chegamos ao Ribeirão do Meio e apreciamos rapidamente a paisagem.
 

Foto 05: Faaeel atravessando o Ribeirão do Meio. Lençóis, Bahia, 2012.


      O Ribeirão é bom para todos, até as crianças pequenas. Pois tem um escorrega “natural” que da para se divertir muito e ao final cai em um poço. Ele cheio ainda é bem mais bonito, depois de curtir a paisagem do local, seguimos a direita, subindo o Ribeirão para se iniciar a trilha da Cachoeira do Sossego.

     A partir desse ponto deve se ter muita atenção com as bifurcações do local, falo isso porque pegamos a trilha erra e fomos por um caminho bem difícil, por um lado foi bom que foi com muita adrenalina e tensão, teste para saber escalar e descer montanhas. Continuando, pegamos a trilha errada, ficamos acima do Rio , e ai veio a tensão de descer até o Rio para seguir até o Sossego. Quando paramos e pensamos, descobrimos o local onde erramos, mais para se voltar ia perder um tempo danado, encaramos em descer até o leito do Rio. Depois dessa tensão, chegamos ao leito do Rio e fomos de Rocha em Rocha, pulando e caminhando em pequenas trilhas ao leito do rio até se chegar na Cachoeira do Sossego.



Foto 06: Gi*** e Fafau. Trilha da Cachoeira do Sossego. Lençóis, Bahia, 2012

Foto 07: Fafau, Faaeel e Gi***. Trilha da Cachoeira do Sossego. Lençóis, Bahia, 2012


     Em média, para se chegar na Cachoeira do Sossego partindo de Lençóis, dura em média 04 a 05 horas de trilha, depende do ritmo. A galera fez em mais ou menos 05 horas por conta da bifurcação encontrada no inicio da trilha.
     Por volta das 13:00h, chegamos a Cachoeira do Sossego, estava com um bom volume de água e alguns visitantes curtindo o banho e apreciando a paisagem. 



Foto 08: Cachoeira do Sossego. Uma novinha na foto. Lençóis, Bahia, 2012.


        Fafau dialogou com um Guia local como pular no poço do sossego, ele deu o macete e o mesmo pulou mais ou menos em uma altura de 10m na Cachoeira do Sossego, o Índio também pulou no mesmo lugar onde Fafau foi, o Guia pulou mais alto de mais ou menos uns 15 metros.


Foto: 09 Fafau no pulo ao poço do Sossego. Cachoeira do Sossego. Lençóis-BA, 2012.


     Após curtir o banho e a vista da Cachoeira do Sossego, resolvemos voltar por conta da trilha ser um pouco longa e tem as limitações de alguns que foram. A volta foi tranquila, fomos pelo leito do rio, no meio da trilha a colega Sylvinha caiu no rio, e no exato momento Fafau tirou a foto.



             Foto 10: Momento da queda de Sylvinha Trilha da                  
    Cachoeira do Sossego, Lençóis BA, 2012.                

.                   Foto 11: Emerson ajudando Sylvinha. Trilha da                     
Cachoeira do Sossego, Lençóis BA, 2012. 


     Chegamos no Ribeirão do Meio por volta das 16:00h, não apreciamos a paisagem, fomos direto a um “point”, que tem no meio da trilha, para beber uma água de coco e resenhar. No meio do percurso, Fafau encheu as garrafas com água e fotografou uma aranha que parece ser da espécie Caranguejeira.


Foto 12: Trilha da Cachoeira do Sossego. Fafau abastecendo o cantil. Lençóis-BA, 2012

Foto 13: Foto de Fafau, Aranha Caranguejeira. Lençóis-BA, 2012.


     Chegamos no “point” por volta das 16:20, a galera se acomodou em uma alvenaria logo à frente, e por lá ficou. Bebemos uma água de coco, tiramos umas fotos, resenhamos e seguimos para o camping. Chegando por lá já no finalzinho da tarde.



       Foto 14: Fafau, Faaeel, Sylvinha, Emerson, Gi***, Indio. Alvenaria do “Point”. Lençóis-BA, 2012.



Foto 15: Do fundo a frente; Fafau, Emerson, Sylvinha, índio, Faaeel. Foto do Gi***.
                                                           Lençóis-BA, 2012.


     Batemos uma janta bem reforçada, e saímos a noite para curtir o clima da cidade, Faaeel levou o Xadrez e ficou jogando com Gi*** no centro da cidade, Emerson e Sylvinha foram em lojas olhar alguns produtos, Fafau assistiu a partida de Xadrez junto com o Índio Janio e nisso chegamos a madrugada e no final fomos nos recolher porque iríamos acordar cedo para mais uma trilha.



     Foto 16: Gi*** no centro da cidade. Lençóis-BA, 2012.


                     Foto 17: Gi*** e Faaeel jogando uma partida de Xadrez. Centro de Lençóis-BA, 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.