01 - [RL] - MARAGOGI, ALAGOAS, 2015.







# - Planejamento da rota.

No Inicio do ano, Fael e Graziela planejaram explorar alguns Estados do Nordeste, com a perspectiva de “sair das rotas do Estado da Bahia”, área que vem sendo bastante explorada pelos dois. Após analisarem o mapa, Fael e Graziela delimitaram uma área para seguir, escolhendo os Estados de Pernambuco e Alagoas a fim em conhecer os manifestos culturais, as festas populares e as paisagens naturais, além de outros fatores.

O recorte inicial ocorreu na faixa litorânea, entre os dois Estados. Tendo seu inicio na cidade de Recife – PE e finalizando na cidade de Maragogi – AL. Entretanto, o texto apresentará a continuação do roteiro iniciado na cidade de Ipojuca-PE, que está publicado no blog dos Os Pobres Mochileiros, Relato Litoral n° 06 [RL06], que seguirá para o Estado de Alagoas, no município de Maragogi-AL.

 Fael e Graziela não tinham dinheiro suficiente para executar uma rota como essa, portanto os dois recorreram a um site que tem como objetivo em pedi hospedagem, gratuita, a um indivíduo que é cadastrado na cidade onde mora. Esse site se chama Couchsurfing.


O Couchsurfing é um projeto representado em um site, que tem como objetivo a hospitalidade gratuita. Para isso o indivíduo deve se cadastrar no link (www.couchsurfing.com) e preencher os dados básicos e a cidade onde reside ou que possa oferecer a hospedagem. No perfil existem referências importantes para saber se aquele membro é de confiança ou não. Pela lógica percebe-se que quanto mais referências positivas que um membro tiver (tanto em hospedar, tanto em ser hospedado), mais confiável será o indivíduo. Nas fotos 01 e 02 estão os perfis de Fael e Graziela, membros cadastrados no projeto do Couchsurfing. Podem perceber todas as informações básicas preenchidas no perfil (de ambos) como as suas referências (tanto em hospedar e ser hospedado).

Imagem 01 – Perfil de Graziela no Coucsurfing. Acesso em: junho de 2015.


Imagem 02 – Perfil de Rafael (Fael) no Coucsurfing. Acesso em: junho de 2015.

Recorrendo ao site, Fael e Graziela mandaram alguns convites pedindo hospedagem para 04 dias, nas datas de 18.02.2015 a 21.02.2015, na cidade de Maragogi-AL, que pertence ao Estado de Alagoas. No Couchsurfing só existe uma única pessoa cadastrada, de nome Israel, que é morador da cidade  Maragogi-AL. O mesmo era a única esperança de Fael e Graziela. Para a sorte dos dois a resposta foi rápida, com a disponibilidade da hospedagem na residência de Israel. Sendo assim, Fael e Graziela articularam o horário previsto que ia chegar em Maragogi-AL (final do dia) através do aplicativo do Whatshapp, para que Israel pudesse ficar ciente até a chegada deles. 


- Ipojuca, 18 de fevereiro de 2015. Quarta Feira.

# - Centro de Ipojuca-PE.

Debaixo de uma forte chuva, em torno das 07:00h da manhã, Fael e Graziela iniciou o desarmamento do acampamento base para pôr o pé na estrada e seguir viajem, pois os dias solicitados no couchsurfing, na residência da Sófia expiraram.  O mau tempo contribuiu para que eles fossem mais rápidos possíveis em arrumar os equipamentos e “bater em retirada”, parecia que uma forte chuva estava por vim.  

As 07:40 da manhã, Fael e Graziela agradeceram aos amigos de Sofia por ter recebidos eles e caminharam em direção a PE-009. Chegando a parada de ônibus os dois seguiram em um transporte alternativo, que faz a linha Maracaípe x Centro de Ipojuca, pagando um valor de R$ 2,50 (por pessoa).


O Percurso durou em torno de 40 minutos, pelo fato do coletivo ter feito uma pequena parada no povoado de Nossa Senhora do Ó, que pertence ao município de Ipojuca-PE As 08:20, Fael e Graziela estavam no centro da cidade a procura do terminal de ônibus para seguir em direção a cidade de Barreiros-PE. Entretanto, após perguntar alguns moradores, Fael e Graziela descobriram que a cidade não possui rodoviária e que os ônibus intermunicipais param em um ponto a frente do Estádio de Futebol, próximo a parada de ônibus que eles desceram.

# - Barreiros-PE.

Ao descerem da condução, Fael e Graziela foram abordados por um senhor que faz transporte clandestino. O mesmo perguntou se eles estavam se dirigindo para a cidade Barreiros-PE? Com a confirmação dos dois, o senhor mandou eles se dirigirem a Kombi e esperar encher para seguir viagem.

Em poucos minutos chegaram alguns passageiros que estavam preenchendo as vagas disponíveis na Kombi, porem, o senhor queria encher mais o veiculo e alguns passageiros estavam se irritando. Depois de 30 minutos, por volta das 09:00 da manhã, um ônibus da empresa Cruzeiro se aproxima, da linha: Recife-PE x Barreiros-PE, justamente o local que Fael e Graziela estavam indo. Os dois pegaram suas cargueiras e seguiram viagem. O valor da passagem foi de R$ 7,50 (por pessoa), com duração de 50 minutos, passando pelos municípios de Sirinhaém-PE e Rio Formoso-PE, até chegar em Barreiros-PE. Ao chegarem na cidade, debaixo de uma forte chuva, Fael e Graziela ficaram aguardando em um bar que serve de referencia como parada de ônibus.

Imagem 03 – Rota entre os municípios de: Ipojuca-PE e Barreiros-PE. Fonte: Google.

      O Acesso a transporte nas pequenas cidades do Estado de Pernambuco é péssimo, assim como na maioria dos Estados Brasileiros. A empresa de ônibus Cruzeiro possui veículos ultrapassados e maus cuidados, além de fazer muitas paradas, sendo que algumas linhas possuem longos percursos, “obrigando” a instalação de banheiros nos ônibus (O que seguiu de Recife-PE até Barreiros-PE não possui). Além disso, o motorista manda o passageiro abrir o bagageiro e colocar a carga, sendo que o espaço é muito pequeno, fazendo com que Fael e Graziela tivessem dificuldade em colocar as mochilas cargueiras. No percurso há superlotação, onde os  passageiros vão a pé em boa parte da viagem. 

Na cidade de Barreiros-PE a parada do ônibus é de frente ao bar, em uma rua mal pavimentada e cheia de lama. Quando Fael e Graziela chegaram no município, estava caindo uma forte chuva, deixando a rua alagada e cheia de lama. O motorista parou em um dos grandes poços de lama, mandando Fael, Graziela e mais dois passageiros pegar suas bagagens em uma forte chuva. Portanto os dois alertam para esses fatores que podem ocorrer durante a viagem em ônibus intermunicipal dentro do território do Estado de Pernambuco.

# - Maragogi - AL.

No “ponto”, em frente ao bar, Fael e Graziela não esperaram muito pelo transporte para seguir em direção ao município de Maragogi – AL. Uma van, lotada, aparece com o cobrador anunciando que seguia para o Estado de Alagoas. O Veículo é bem antigo, do modelo “besta”, com pouco espaço. Fael e Graziela tiveram muito trabalho para colocar as cargueiras. Graziela foi, praticamente, no colo de Fael, devido a super lotação que a “besta” estava.

A duração foi em torno de 30 minutos, devido as paradas de embarque e desembarque que o veículo fazia. Passando pelo município de São José da Coroa Grande-PE (município Pernambucano que faz limite com o Estado de Alagoas), Fael e Graziela chegaram a Maragogi-AL, precisamente no povoado de Barra Grande (praça do boi), em torno das 11h. A hospedagem será na casa de Israel, um membro do couchsurfing.

Imagem 04 – Rota entre os municípios de: Barreiros-PE e Maragogi-AL. Fonte: Google.

Imagem 05 – Praça do Boi. Distrito de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.

Fael e Graziela foram bem recebidos por Israel e sua família. Na casa os dois foram acolhidos e iniciaram um dialogo com Israel, fazendo várias perguntas referente a cidade, a fim em conhecer um pouco dos aspectos: social, cultural, econômico, político, cultural, etc. A conversa foi bem produtiva e rica entre os três.

Devido ao tempo nublado que estava em Maragogi-AL e o cansaço por conta dos transtornos da logística do transporte, Fael e Graziela resolveram ficar na base de acampamento resenhando com Israel. Os dois prepararam um almoço, contaram sobre o roteiro que vem fazendo (iniciando na cidade de Recife-PE) e do que motivou conhecer Maragogi-AL. A conversa foi até o anoitecer.

          A noite Israel convidou Fael e Graziela para assistir uma apresentação no trio elétrico que estava ocorrendo na praça do boi. Mas, devido ao cansaço, Fael e Graziela recusaram. Após 10 minutos falta energia em Maragogi-AL, deixando o município as escuras. Mesmo com a falta de luz o som continuava. Da casa de Israel, Fael e Graziela escutava as musicas.

Não demorou muito para Israel voltar. O mesmo quis fazer companhia para Fael e Graziela. Sua mãe e sua irmã se juntaram a conversa e foi bastante agradável, com muitos risos. A resenha foi até o inicio da madrugada. Após disso, Israel disponibilizou um quarto com um colchão para que Fael e Graziela pudessem descansar.

- Maragogi, 19 de fevereiro de 2015. Quinta Feira.

# - Praia de Barra Grande.

     No inicio da manhã, por volta das 07:00h, Fael e Graziela acordam para iniciar a caminhada no litoral de Maragogi-AL, entretanto os dois perceberam que todos da casa estavam dormindo e ficaram com receio em acorda-los. As 08:30 da manhã, Fael percebe que a irmã de Israel estava na cozinha preparando o café e aproveitou a oportunidade para arrumar a mochila e preparar o café junto com Graziela. Após alguns minutos, Israel fez companhia a eles e ensinou o caminho de acesso a praia de Barra Grande. 

As 09:15 da manhã, Fael e Graziela iniciaram a caminhada em direção a praia de Barra Grande. A Principal referência é a “Praça do boi”, onde possui uma rua pavimentada de paralelepípedos, endereçada como: Rua de Lemos. A caminhada foi, aproximadamente, por 10 minutos, percorrendo uma distancia de 350m até uma bifurcação. Israel tinha informado para Fael e Graziela que quando chegasse ao final da rua deve seguir a esquerda, sendo que no final os dois irão observar a praia. Sendo assim, Fael e Graziela continuaram a caminhada, a esquerda, em uma rua não pavimentada, endereçada como: Rua da praia, percorrendo por mais 300m, aproximadamente, até visualizar a praia.

Imagem 06 – Rua da praia. Distrito de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.

Imagem 07 – Percurso até a Praia de Barra Grande (AL-101).
Distrito de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.


Ao chegarem na praia, Fael e Graziela observaram que a maré se encontrava baixa e com poucas pessoas. Além disso, o tempo estava nublado, com ameaças de pancadas de chuva. A água não estava exibindo o “famoso” tom azulado (fenômeno que atrai várias pessoas até a praia de Maragogi-AL), talvez o tempo ocasionasse esse fato, é o que imaginavam Fael e Graziela.


Independente da tonalidade da água e do “mau tempo”, Fael e Graziela iniciaram a caminhada pela imensa faixa de areia, ao norte, em direção a divisa com Estado de Pernambuco. Israel tinha orientado a eles a caminharem a “esquerda” da praia de Barra Grande, pois é nessa direção onde estão as mais belas praias divulgadas na internet, através das fotografias.

Imagem 08 – Praia de Barra Grande. Distrito de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.

Seguindo a orientação de Israel, Fael e Graziela caminharam em direção norte, a fim de observar as paisagens e suas características em uma praia quase vazia. Uma imensa faixa de coqueiros e algumas casas exóticas destacam o percurso, além do belo mar. Mais a frente os dois resolveram fazer uma pausa e concentrar para encarar as águas tranquilas, e no momento frias, ao trecho final da praia de Barra Grande.

Imagem 09 – Trecho entre as Praias de: Barra Grande x Antunes.
 Distrito de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.


# - Praias: Antunes, Ponta do Mangue, Dourados, Peroba.
Depois de um banho nas águas de Barra Grande que estavam geladas, devido ao mal tempo no município de Maragogi-AL, Fael e Graziela continuaram a caminhada, ao norte, em direção a próxima praia, chamada Antunes.


Parecida com Barra Grande, em termo de fluxo de pessoas, a Praia de Antunes é um bom local para quem está a fim em observar o mar ou descansar. Além disso, a praia é limpa, de areias finas, facilitando a caminhada e agradando a paisagem. Alguns bugres passaram no local, pois a praia possibilita que os carros trafeguem. Fael e Graziela ficaram alguns minutos observando o mar e em seguida caminharam por alguns metros até a praia da Ponta do Mangue, que possui características parecidas com a de Antunes.

Imagem 10 – Graziela, Fael. Praia de Antunes.
Distrito de Barra Grande,Maragogi  Alagoas, 2015.
As características começam a mudar a partir da próxima praia, de nome Dourados. Pois com opções de bares, hospedagem (pousadas, hotéis, etc.), atrai o fluxo de pessoas. Além disso, o mar é mais agitado, ao contrário das praias de: Barra Grande, Antunes e Ponta do Mangue.

A agressão a paisagem é perceptível, pois o grande acumulo de lixo na areia é visto ao longo do trajeto. Na ultima praia de nome Dourados, vista por Fael e Graziela, antes da divisa com o Estado de Pernambuco, precisamente bem próximo a cidade de São José da Coroa grande-PE, as características são parecidas. Nesse trecho Fael e Graziela ainda tiveram dificuldades em passar devido a maré alta que “quebrava”, com força, nas alvenarias construídas por veranistas. Mesmo com a maré violenta os banhistas se banhavam e consumia nos bares instalados próximo a praia e a rodovia AL-101.

Imagem 11 – Chegando a Praia de Dourados. Maragogi, Alagoas, 2015.

O mal tempo escondeu as grandes belezas do litoral de Maragogi-AL, infelizmente o verdadeiro tom do mar “ azulado” não pode ser visto por Fael e Graziela. Com ameaças de chuva forte e ventos fortes, o tempo proporcionou a agitação do mar e a coloração “barrenta” em grande parte dos trechos explorados (principalmente nas praias de Ponta do Mangue, Dourados e Peroba). Mesmo com esses fatores, Fael e Graziela gostaram dessa experiência. Em muitos trechos há conservação e pouco fluxo de pessoas, principalmente nas melhores praias (considerada por eles), que são as de Barra Grande e Antunes.

Explorado o lado norte do litoral de Maragogi-Al, Fael e Graziela seguiram para a rodovia AL-101, chegando a margem por volta das 15:50. A espera foi de 05 minutos até a chegada de uma van, que seguiu em direção ao distrito de Barra Grande. O valor da passagem foi de R$ 2,50 (por pessoa) e o trajeto durou 7 minutos.


Na casa de Israel, Fael e Graziela preparam o almoço e resenharam com o mesmo até o anoitecer. As 20:00, Israel, Fael e Graziela seguiram até uma lan house a pedido de Graziela, pois a mesma precisava mandar um recado para a mãe.


- Maragogi, 20 de fevereiro de 2015. Sexta Feira.

# - Praia de Barra Grande.

As 08:40 da manhã, Fael e Graziela já estavam preparando café para seguir a mais um “ataque”, dessa vez ao litoral sul do município de Maragogi-AL. Israel acordou em seguida e iniciou uma resenha até as 10:20 da manhã devido a mal tempo que ameaça precipitação. Após uma melhora Israel resolveu fazer a caminhada ao sul de Maragogi-AL para ensinar alguns caminhos e identificar os principais ponto da área que será percorrida por Fael e Graziela. As 10:35 iniciou a caminhada em direção a Praia de Barra Grande.

A caminhada foi na rua da praça do boi, onde finaliza na praia de Barra Grande (imagem 07). Chegando ao local, Israel, Fael e Graziela encontraram algumas pessoas que estavam caminhando sobre um imenso “corredor de areia” formado entre as águas da praia de Barra Grande.

Israel convidou a Fael e Graziela a caminhar a imensa faixa de areia formada nas águas de Barra Grande. O destino são as piscinas naturais de Maragogi-AL. No decorrer do percurso, Fael observou um animal “estranho” se mexendo na areia. Parecendo uma lesma, com o tom verde, “bolinhas amarelas” e um furo acima do corpo, o animal se rastejava na areia. Fael utilizou a sandália para observar o animal mais de perto.

Imagem 12 – Animal estranho. Praia de Barra Grande. Maragogi, Alagoas, 2015.

Um fato ruim ocorreu após a exploração do animal: o celular de Israel caiu no mar danificando o aparelho. Desesperado, Israel tentou recuperar o aparelho, mas sem sucesso. Fael e Graziela ficaram sem saber o que fazer, já que o celular estava encharcado com a água salgada. Provavelmente todos os circuitos foram danificados gerando a sua perda total.

Israel ficou muito abatido e desistiu de continuar a caminhada, resolvendo voltar para casa a fim de recuperar o celular. Fael e Graziela voltaram para a margem e ficaram observando o mar. As 11:30, os dois resolveram caminhar, em direção sul, para conhecer as demais praia até o centro do município de Maragogi-AL.

Um fato ruim ocorreu após a exploração do animal: o celular de Israel caiu no mar danificando o aparelho. Desesperado, Israel tentou recuperar o aparelho, mas sem sucesso. Fael e Graziela ficaram sem saber o que fazer, já que o celular estava encharcado com a água salgada. Provavelmente todos os circuitos foram danificados gerando a sua perda total.

Israel ficou muito abatido e desistiu de continuar a caminhada, resolvendo voltar para casa a fim de recuperar o celular. Fael e Graziela voltaram para a margem e ficaram observando o mar. As 11:30, os dois resolveram caminhar, em direção sul, para conhecer as demais praia até o centro do município de Maragogi-AL.

Imagem 12 – Graziela, Fael. Rio Maragogi. Maragoi, Alagoas, 2015.

A caminhada foi por quase meio quilometro, realizada em um período de 20 minutos, aproximadamente, até as ruas pavimentadas do centro da cidade de Maragogi-AL. Com belas casas e bastantes banhistas, a dinâmica do centro é bem diferente da dos distrito de Barra Grande. Com diversas lojas de utilitários, restaurantes, posto de saúde, delegacias, bancos, etc. o centro oferece os serviços necessários que o visitante está a procura. Para tanto, se esses serviços são de qualidade ou eficazes só os moradores locais que podem responder.

Fael e Graziela observaram esses fatores, fizeram um lache e seguiram em direção ao terminal de transporte alternativo da cidade, onde vans fazem essa logística. Infelizmente a cidade de Maragogi-AL, não possui terminal rodoviário.


As 15:30, Fael e Graziela seguiram em uma van, que faz a linha: Maragogi-AL x Barreiros-PE, pagando uma taxa de R$ 2,00 (por pessoa), até o distrito de Barra grande, local onde o “couchsurfing” está localizado. A noite os dois fizeram um almoço, resenharam com Israel e sua família, e prepararam as mochilas para seguir estrada no dia seguinte.


Imagem 13 – Graziela, Israel, Sra. Maria dos Prazeres, Fael.
                                  Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.


- Maragogi, 21 de fevereiro de 2015. Sábado.

# - Maceió – AL / Salvador-BA.

Manhã chuvosa de Sábado. Fael e Graziela acordaram por volta das 08:00. Os dois prepararam o café e resolveram ir até a praia, mesmo com o chuvisco que estava caindo sobre Maragogi-AL. Ao chegarem na praia uma forte chuva se inicia, obrigado os dois a se refugiar em uma construção abandonada. A precipitação só veio amenizar por volta das 10:00 da manhã. Mesmo com o mau tempo, Fael e Graziela se banharam nas águas calmas da Praia de Barra Grande. As 11:30, os dois seguiram até a casa de  Israel para se despedir.

As 14:00, Fael e Graziela seguiram até a AL-101, onde seguiram em um ônibus, da empresa Real Alagoas, até o município de Maceió-AL. A passagem foi R$ 18,00 e o percurso durou 3 horas. As 17:30, Fael e Graziela seguiram para o município de Salvador-BA no ônibus da empresa ROTA. A duração do percurso foi de 10 horas.


____________________________________________________________

* Em 31 de dezembro de 2015 Fael e Graziela seguiram até o município de Maragogi-AL. Os percursos continuam os mesmo, com as mesmas características  paisagísticas. O que mudou foi o fluxo das pessoas e suas ações.

Muitos carros, com placas de Caruaru-PE, Agua Preta-PE e Palmares-PE dominam o município de Maragogi-AL e alguns deles chegam a circular  nas areias da praia. Tem um rapaz, com um uno marron, com a placa licenciada do município de Palmares-PE, que pediu a Fael se ele teria como da uma licença do local onde ele e Graziela estavam sentados, na areia da praia, para o seu carro passar (pense...). Além disso, os trechos inicias das praias de Barra Grande e Antunes estão se estruturando para ser o local de concentração das pessoas, seja através de bar, carros, etc.


Portanto, um conselho que Fael e Graziela podem compartilhar é de que o final de ano não é um momento propicio para conhecer o município (isso para quem não gosta de “muvuca”, algazarra, etc.). A melhor época é fora do período de férias. 

Imagem 14 – Praia de Barra Grande, Maragogi, Alagoas, 2015.






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.