01 - Maraú-BA (PARTE 02)


- Maraú, 31 de dezembro de 2012. Segunda-Feira.

# - Barra Grande x Ilha da Pedra Furada x Ilha Grande x Ilha do Campinho.

  


Segunda-feira, que parecia um Sábado, Diogo, Fafau, Faaeel e Graziela, saíram por volta das 08:00h. Bateram um café reforçado, arrumaram as ataques, e seguiram para a ponte de Barra Grande a fim de fazer o passeio pelas ilhas. O barco estava lá, esperando as pessoas que pagaram para o passeio, o valor foi de R$ 25,00, por pessoa, no horário combinado. O barco saiu as 09:00h

Foto 23:  Barco Ponta da Baleia .  Diogo, Faaeel, Graziela, Fafau Maraú, Bahia, 2012.
 


Após 1h de navegação, o grupo chegou na primeira ilha a ser visitada, que se chama Pedra Furada. O nome vem por conta de uma rocha em forma de um arco que se encontra logo no inicio da ilha, parecendo uma “pedra furada”. O formato rochoso é muito interessante e certamente transformado em milhões de anos por vários fenômenos naturais, o grupo registrou umas fotos na rocha e seguiram para explorar um pouco mais a ilha.
 
Foto 24:  Ilha da Pedra Furada. Maraú, Bahia, 2012.
Ao sair da rocha o grupo observou um tipo de caverna onde é passagem obrigatória para ter acesso a outra parte da ilha, uma formação interessante. Ao passar por essa “caverna” a paisagem muda. Se na rocha furada era areia com água salgada, após atravessar a caverna, encontram-se gramas com coqueiros e um bar erguido com madeira.

Foto 25:  Ilha da  Pedra Furada. Maraú, Bahia, 2012.

Foto 26: Caverna na Ilha da  Pedra Furada.Fafau, Graziela, Diogo , Maraú, Bahia, 2012.

Foto 27:  Ilha da Pedra Furada.  Diogo, Graziela,  Faaeel, Fafau,
   Maraú, Bahia, 2012.
Logo a frente tem uma rocha que é nomeada de “pedra da meditação”. Diogo, Fafau, Faaeel e Graziela aproveitaram para registrar umas fotos. Graziela brincou dizendo que estava meditando, curtiram a vista acima da rocha e voltaram para o inicio da ilha, onde o barco estava esperando a galera, a fim de seguir para próxima ilha, chamada de Ilha Grande.

    Foto 28: Pedra da Meditação. Faaeel, Diogo, Fafau. Ilha da Pedra Furada Maraú-BA, 2012.
    
Ao chegar, o grupo saiu explorando o local, observando a paisagem em torno da ilha. A maior parte dela é cercada de mangues e área nativa dos moradores, que não é permitida para visitação. Diogo propôs em almoçar em um barzinho que tem na ilha, como eram 04 pessoas, dava para pegar um bom almoço sem gastar muito. 



Sendo assim, pegaram uma moqueca de siri com arroz e salada. Graziela ficou apenas observando, pois, ela é vegetariana e não come nenhum tipo de carne animal. Um bom prato para três pessoas foram o suficiente para abastecer o estômago. 

Foto 29: Fafau, Diogo, Faaeel, Graziela. Ilha  Grande, Maraú, Bahia , 2012.

Foto 30 Faaeel, Graziela. Ilha  Grande, Maraú, Bahia , 2012.
    
Com as energias recuperadas, o grupo seguiu para o barco, navegando para a próxima ilha, que leva o nome de campinho. O percurso é de mais ou menos 20 minutos. A ilha é composta, por sua maior parte, de mata rasteira e muitos coqueiros, o grupo se reuniu na costa e resenharam sobre a paisagem do local. Após, Diogo e Fafau foram pular no barco, fazendo piruetas, enquanto Faaeel e Graziela ficaram na areia curtindo o visual.

Foto 31:  Barco Ponta da Baleia, Ilha do Campinho Maraú, Bahia, 2012.

Foto 32:  Diogo em seu Pulo do barco, Ilha do Campinho Maraú 2012.
   

Com o sol se despedindo, os quatro voltaram para o barco e seguiram de volta para Barra Grande, a fim de obervar o ultimo pôr do sol do ano de 2012. O sol como sempre, se despediu em grande estilo, em seu tom amarelado, criando cores roxas e cinzas nas nuvens. A galera aplaudiu o ultimo pôr do sol do ano, registrou uma foto e voltaram para o camping.

Foto 33: Ultimo Pôr do Sol no ano de 2012. Barra Grande, MaraÚ-BA, 2012

As 20:00h, Diogo, Fafau, Faaeel e Graziela saíram , seguindo em direção a praia de Barra Grande. Chegando por lá, encontraram um bom número de pessoas. Diogo e Fafau levavam o Red Label (wisky) com um energético para degustar com Faael. Graziela, que não consome bebida alcoólica, ficou apenas observando.

Foto 34  Diogo ,  Barra Grande, Maraú,Bahia ,2013.
 
Foto 35 , Graziela, Faaeel, Fafau, Diogo. Barra Grande, Maraú,Bahia ,2013.

O grupo se acomodou na areia esperando o horário para comemorar mais um ano. A 0:00 solta-se os fogos, dando adeus ao ano de 2012 e cumprimentado  o novo ano de 2013. Após a queima de fogos, teve um fato negativo que foi a sujeira deixada pelas maiorias das pessoas que ali se encontrava. Cocos, canudos, garrafas de vidro era alguns dos objetos descartados na areia por esses tipos de visitantes.

Após esse fato lamentável, pela falta de educação da maioria das pessoas, os quatros seguiram em direção a Praia da Ponta de Mutá, que estava mais vazia e limpa. De repente, vem uma garoa fina para animar a galera, o grupo saiu pulando e dançando ao som de uma musica rave que estava tocando em uma pousada próxima a praia. Debaixo de chuva foi bem legal para esquentar o corpo e aproveitar a paisagem. Fafau ainda andou de Slackline que estava acontecendo na praia. Após isso, Graziela se sentiu cansada e Faaeel levou ao camping, Diogo e Fafau ficaram na praia até pela manhã.
 
Foto 36 Fafau  praticando Slackline. Barra Grande, Maraú, Bahia, 2013.

- Maraú, 01 de janeiro de 2013. Terça-Feira.

# - Maraú-BA x Camamu-BA x Nazaré – BA x Itaparica-BA x Salvador – BA.

  
 

Por volta das 06:30, Diogo, Fafau, Faaeel e Graziela acordaram para desarmar acampamento, após, seguiram para ponte de Barra grande a fim de pegar o barco para o município de Camamu BA. Essa pressa foi por conta que era feriado e a volta para o Ferry-Boat ia ser conturbada e demorada. Por volta das 12:00h chegaram ao município de Camamu BA, seguindo direto ao guinche da cidade sol, para comprar a passagem de volta. Diogo informou que não iria para Salvador BA, seguiria até Itacaré BA, município próximo, que possui belas praias como a de Barra Grande. Sendo assim, Fafau, Faaeel e Graziela se despediram de Diogo e seguiram no ônibus de 13:00h.

Foto 37:  Graziela, Faaeel., Diogo. Camamu, Bahia, 2013

    
Com 04 horas de estrada, o trio chegou ao terminal de Bom despacho. Com a fila gigante do Ferry-Boat, demoraram por cerca de 5 horas na fila, chegando a Salvador por volta das 23:00h.



É isso ai amigo mochileiro (a), espero que esse relato possa ter contribuído para tirar duvidas sobre o local, como chegar, onde ficar, etc. Qualquer duvida pode nos mandar por e-mail:


Esperamos escrever mais relatos para ser compartilhado com vocês. Até a próxima.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.