09 - Pico do Itobira (1970m) - Rio de Contas BA (PARTE 02)


Entre muitas plantas que parecem com samambaias, ou são samambaias, a trilha se inicia, com o Pico do Itobira (1970m) bem de perto. Aos poucos o indivíduo percebe a queda da temperatura e o ar cada vez mais frio mesmo com um sol de “rachar” por cima da cabeça.


 Foto 14: 1° Lé, 2° Beto, 3° Faaeel. Trilha do Itobira:
Rio de Contas, Bahia, 2013.


O grupo decidiu da uma pausa para aproveitar os restos das frutas que estavam ficando ruins por conta do calor. Mangas, laranjas e bananas foram devoradas. O Beto estava bastante ansioso em chegar ao cume, bem motivado. Na conversa o grupo observou o ponto onde se inicia a trilha para chegar a Lapa da Mutuca e seguir em direção ao Pico do Barbado (2033m) por Rio de Contas BA. (Tem essa rota caso alguém queira fazer). 

No decorrer da subida, a paisagem muda, agora com bastantes rochas, vegetação rasteira e a superfície rochosa, sem muita terra. Para Beto foi tranquilo, pois, o mesmo estava de bermuda e a mata não o incomodava aliviando mais o calor. Enfim, o grupo continuou a subida já se aproximando do cume.

 

Foto 15: 1° Faeel, 2° Graziela. Trilha do Itobira:
Rio de Contas, Bahia, 2013.



Algumas formações rochosas chamam a atenção daqueles que tem a mente criativa, Beto, Faaeel, Graziela e Lé conseguiram observar uma rocha que parece um formato de um rosto. Observe (na foto 16) logo abaixo.


Foto 16: Formação Rochosa. Trilha do Itobira:
Rio de Contas, Bahia, 2013.


Falando em formação rochosa, o indivíduo vai perceber que está chegando ao cume quando observar uma rocha que parece um disco voador (foto 51), Faaeel tinha confundido achando que essa rocha estava no Pico das Almas (1958m), quando ele e Graziela fizeram a trilha, o mesmo ficou procurando o tempo todo e não encontrava, depois percebeu que essa rocha está localizada próximo ao cume do Itobira (1970m)


 Foto 17: Formação Rochosa, “disco voador”.
Trilha do Itobira: Rio de Contas, Bahia, 2013.


A trilha se encerra em uma espécie de área para o acampamento, Lé argumentou que ali é uma área planejada para o camping construída por um grupo que veste de branco denominado de “Imutáveis“, por sinal foi bem construído em um espaço que cabe entre 05 a 06 barracas de 03 pessoas.


 Foto 18: Graziela e Faaeel, acampamento.
Pico do Itobira (1970m): Rio de Contas, Bahia, 2013.



Ao chegar ao acampamento do Itobira, Lé informou a Beto, Faaeel e Graziela que ainda não estava no cume, pois, o pico tem diversas rochas fragmentadas e que o verdadeiro cume está ao lado direito em uma rocha que da para se nota que é um pouco mais alta que as outras.


Foto 19: Lé. Pico do Itobira (1970m): Rio de Contas, Bahia, 2013.



Seguindo a direita, o grupo passa por uma espécie de “toca”. Lé argumentou que ali é como se fosse a cozinha da galera que acampa no Pico do Itobira (1970m) por conta de protege da chuva e do forte vento. O grupo se acomodou ali antes de seguir ao verdadeiro cume, devoraram frutas e alguns biscoitos. Lé desafiou o restante de quem conseguia enxergar no ponto da toca a rural que está estacionada lá em baixo. Depois de muita observação, Beto e Faaeel conseguiram enxergar. Graziela sem óculos não enxerga de longe. Após a observação seguiram em direção a rocha.

Chegando por lá é hora de subir ao ponto mais alto, não é simples em subir, precisa de uma pequena escalada. Com auxilio, cada um subiu na rocha, apenas Lé, que conhece bem a superfície, fez um “pequeno arrudeio” , pulando em rocha em rocha até chegar ao cume.



Foto 20: Auxilio a subida ao Cume
(Faaeel, Lé e o pé de Beto. Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.


A vista é incrível, com detalhes da para se observar as rochas fragmentadas e as diversas serras em torno do Pico em 360º. Ao norte está o Pico do Barbado (2033m) que pertence ao município de Abaíra BA; ao sudeste da para avistar a barragem do Rio Brumado em Rio de Contas BA; ao sudoeste da para ter a visão do Pico das Almas (1958m) e ao oeste da para obervar onde está situado o município de Erico Cardoso – BA.



 Foto 21: Beto, Lé e Graziela. Cume do Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.



Beto, Faaeel, Graziela e Lé, ficaram observando um bom tempo em todos os ângulos as paisagens no cume do Pico do Itobira (1970m) e  resenhando sobre a história dos imutáveis que são bem respeitados na região gerando a consideração de muitos moradores. Lé argumentou alguns dos acampamentos que já fez no pico com alguns turistas, alem das Serras que está desbravando, abrangendo mais ainda o seu conhecimento.



Foto 22: Faaeel. Cume do Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.

 Foto 23: Graziela. Vista para o Pico das Almas (1958m)
Acampamento do Pico do Itobira (1970m): Rio de Contas, Bahia, 2013.


Por volta das 15:30, os quatro decidiram voltar, sem pressa, com a perspectiva de chegar as 17:30 na rural. Observando mais detalhes na paisagem.

Foto 24: Graziela, Beto, e Lé. Trilha do  Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.


Esses detalhes foram registrados, destacando a vegetação do local. Entre elas está a mais comum da chapada que é a Paepalanthus Classenianus (Sempre-Viva). Faaeel e Lé registraram através de fotografias o ramo da planta, sendo um dos destaques na paisagem.
 

Foto 25: Paepalanthus Classenianus.Trilha para o Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.



Conforme planejado, Beto, Faaeel, Graziela e Lé chegaram a rural ainda mais cedo, por volta das 17:00 seguindo pelos 40 km de Caiambola até a sede do município de Rio de Contas BA. À noite os quatro se reuniram no restaurante da amiga de Lé e beberam uma boa sopa quente “complementada” com pão torrado e café fresco. No final, cada um seguiu o seu rumo, todos estavam cansados. O Beto foi para a pousada que estava instalado, o Lé foi para sua casa e Faaeel e Graziela foram para sua base.

Foto 26: Beto,Lé,Graziela.Trilha para o Pico do Itobira (1970m):
Rio de Contas, Bahia, 2013.



Na base, Faaeel e Graziela pensaram no dia de amanhã, qual rota em fazer. O certo é que os dois tinham muito tempo de sobra para aproveitar o máximo de dias em Rio de Contas BA. Dos três picos, dois já foram conquistados (ALMAS 1958m; ITOBIRA 1970m), falta o ultimo que é o Pico do Barbado (2033m).

Porém, o Barbado está no município de Abaíra BA e de lá é caminho para a volta. Então, consultaram o mapa que tem mais trilhas no município e resolveram explorar essas trilhas para no dia seguinte seguir rumo ao município de Abaíra BA.

É isso ai amigo (a) espero que o relato possa ter contribuído para tirar alguma duvida ou despertar o interesse sobre a trilha, qualquer duvida é só mandar para o e-mail abaixo:

ospobresmochileiros.blogspot.com.br


Até o próximo relato que será sobre o Pico do Barbado (2033m).













































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.