07 - Rio de Contas - BA: Principais Cachoeiras





Rio de Contas, 08 de outubro de 2013 – Terça-feira.


* Sá Zabé x Rio de Contas BA x Casa do Lé x Cachoeira do Fraga.
  

As 07:00 da manhã, Faaeel e Graziela já estavam de pé preparando o café, na conversa resolveram se dirigir ao Centro de Rio de Contas BA e tentar mais uma vez para Caiambola. As 10:00h foram à estrada verde (BA-148) e pararam um gol branco que deu carona até o centro da cidade. No caminho um rapaz da agência da Viação Novo Horizonte os parou perguntando se queria passagem, o nome dele se chama Lourival. Faaeel e Graziela falaram que estavam à procura de uma carona para o povoado da Caiambola, o rapaz ofereceu a agência como base de acampamento até conseguir a carona para Caiambola, os dois aceitaram. Em reforma, a agência tem um vão que vende as passagens e mais três vão ao fundo com uma cozinha, banheiro e uma espécie de quarto. Eles guardaram as mochilas na agência e seguiram pelo centro a procura de alguém que fosse a Caiambola.

Foto 01: Graziela, Beto. Centro:
Rio de Contas, Bahia, 2013
.
De repente, um rapaz chamou os dois, se apresentou com o nome de Beto, perguntando se estávamos a procura de uma rota a fazer. Beto é escalador, mora no Estado do Espírito Santo, disse que veio na perspectiva de visitar as comunidades quilombolas de Rio de Contas BA. Faaeel e Graziela falaram que está à procura de algum indivíduo que está seguindo ao povoado de Caiambola, Beto então indicou a agência Ecotrilhas, Faaeel e Graziela respondeu que não poderia ir, pois, não tem grana para pagar o guia. Beto argumentou dizendo que o rapaz era um guia diferenciado e que iriam gostar. Sendo assim, Faaeel e Graziela que não tinha nada a perder, seguiram em direção à agência de turismo.

Foto 02: Graziela, Lé. Ecotrilhas
: Rio de Contas, Bahia, 2013
.

Chegando na agência, conheceram o rapaz que se apresentou como Lé, com várias fotos em molduras e bem arrumadas, a agência se chama ECOTRILHAS, é uma referência quem vai em Rio de Contas BA. Faaeel e Graziela por frequentarem as cidades de Lençóis BA e Palmeiras BA, imaginaram que em Rio de Contas BA seria a mesma coisa de lá em relação ao turismo, mas é diferente.





Foto 03: Graziela, Faaeel. Centro:
Rio de Contas, Bahia, 2013
.

Após uma longa conversa com Lé e o Beto, acertaram em fazer o Pico do Itobira (1970m) disponibilizando a sua Rural (bela por sinal) e saindo bem mais em conta do que o rapaz tinha cobrado só no frete para levar a Fazendola. Sendo assim, acertaram e o Lé ofereceu uma base de acampamento para ficar (ESSA BASE SÓ PODE DIVULGAR COM A AUTORIZAÇÃO DO PRÓPRIO LÉ). Após se acomodar, Faaeel e Graziela resolveram aproveitar à tarde que tinha, convidou o Beto para fazer a Cachoeira do Fraga que fica próximo a sede de Rio de Contas BA.

Foto 04: Beto, Faaeel. BA-148:
Rio de Contas, Bahia, 2013.

Seguindo em direção a BA 148, a Cachoeira do Fraga se inicia a direita da placa de sinalização, tem até uma seta apontando. Existem duas opções para fazê-la, ou vai pela estrada de terra, seguindo direto que para lá (é bom quem vai de carro), ou vai por uma trilha que passa por uma espécie de barragem onde da para ver uma queda antes de ver o Fraga. Faaeel Graziela e Beto optaram ir pela trilha.



 
Foto 05: Faaeel, Graziela. Trilha do Fraga:
 Rio de Contas, Bahia, 2013.
Trilha fácil e bem batida, o caminho do Fraga da para qualquer sujeito fazer. Por volta de 10 minutos os três estava na primeira queda, bem pequena e sem nome. Um fato curioso é que tinha uns riscos com nomes datados no ano de 1978 e no ano de 1991 (DISPONIBILIZAREI NO FLICKR). Após o banho seguiram em direção ao Fraga. 





Foto 06: Cachoeira do Fraga:
Rio de Contas, Bahia, 2013
.
Com algumas árvores frutíferas e casas de adobe, caracteriza a paisagem da trilha. A frente tem um bar e o rio ao lado. Beto, Faaeel e Graziela pensaram: - Isso aqui no feriado deve ser muito badalado, a pista citada anteriormente, opção para chegar ao Fraga, termina a frente desse bar. No momento em que os três chegaram o bar estava fechado, afinal, é baixa temporada. Andaram por cerca de 05 minutos e puderam visualizar o Fraga por cima





 
Foto 07: Faeel e Beto.
Cachoeira do Fraga: Rio de Contas, Bahia, 2013
.
Com duas quedas, e a água barrenta (provavelmente por conta da chuva), a Cachoeira do Fraga é formada pelo Rio Brumado, a mesma com um volume cheio de água deve ser bem mais bela, pois, possui uma grande extensão, formando duas quedas. Além do mais, a cachoeira é ótima para as crianças e idosos. Assim, Beto, Faaeel e Graziela aproveitaram e tiraram a foto da foto.






 Foto 08: Graziela, Beto.
Estrada do Fraga:
Rio de Contas, Bahia, 2013.
Com o sol se despedindo, Beto, Faaeel e Graziela voltaram pela estrada de terra até o centro de Rio de Contas. Chegando por lá, os três se encontraram com o Lé se direcionando a um restaurante bastante aconchegante no centro, a Senhora do restaurante super gente boa caprichou na sopa e nos pães, além de resenhar com o grupo. Após esse fato e de toda a rota mapeada, Beto, Faaeel, Graziela e Lé se recolheram para no outro dia sair cedo e atacar o Pico do Itobira (1970m) iniciando no povoado de Caiambola que está a 40 km distantes da sede.





Rio de Contas, 10 de outubro de 2013 – Quinta-feira.


* BA 148 x Cachoeira do Raposo x Cachoeira do Brumado (Por cima). 


Faaeel e Graziela acordaram por volta das 07:00h, tomaram café e foram resenhar com Lé. Após analisar o mapa na noite de ontem, os mesmos resolveram fazer as trilhas que estão em torno do município de Rio de Contas BA aproveitando o ultimo dia antes de seguir para Abaíra BA. Lé os convidou para uma carona, deixando na entrada da trilha da Cachoeira do Raposo que fica no camping do mesmo nome. Na conversa, perguntou se já tinha decidido a rota de amanhã, Faaeel e Graziela responderam que sim, que ia seguir ao município de Abaíra BA e de lá pegar uma carona até Catolés de Cima (Distrito). Ao ouvir, pensou e não respondeu mais nada. Largou os dois na entrada de trilha e se despediu.

Foto 09: Inicio da trilha.
Estrada Real:
Rio de Contas, Bahia, 2013

A Trilha da Cachoeira do Raposo fica no camping do Raposo na BA 148 (Estrada Verde), entrando no camping tem uma placa apontando o inicio da trilha. Iniciando a aproximadamente as 08:30, caminhando por volta de 10 minutos, em uma trilha larga e batida, Faaeel e Graziela observaram uma placa entrando em uma “porta” a direita.




 
Foto 10: Fim da trilha: Rio de Contas, Bahia, 2013


Ao se direcionar na trilha, Faaeel e Graziela desceram em um caminho batido a direita, em meio a vegetação alta com algumas árvores secas finalizando em rochas. A frente está localizado o rio e a pequena cachoeira do raposo.





 
Foto 11: Graziela e Faaeel.
Cachoeira do Raposo: Rio de Contas, Bahia, 2013.

Chegando por lá, Faaeel e Graziela curtiram a paisagem por volta de 40 minutos, sem pressa. Afinal, tinha o dia inteiro disponível. Com a temperatura baixa e o tempo fechado, os mesmo apenas observaram a cachoeira sem se banhar. Registraram umas fotos e seguiram.




Foto 12: Graziela. Estrada Real:
Rio de Contas, Bahia, 2013.


Fazendo o caminho inverso, Faaeel e Graziela chegaram ao ponto que indica a Cachoeira citado anteriormente. Após o ponto, caminharam em direção sul pela parte da estrada real que está modificada por conta de diversos fenômenos. Um fato interessante é que no centro de Rio de Contas BA só reconhece o sinal de uma operadora que é a Claro e na Estrada Real após a entrada da Cachoeira do Raposo, outros sinais pegam como o da TIM e a Oi (com diversas perdas de sinal). Graziela aproveitou e ligou para a mãe para dizer um alô, após, caminharam até o inicio da trilha da Cachoeira do Brumado que fica a direita em uma trilha com matas altas (FICAR BASTANTE ATENTO, POIS PODE PASSAR DA TRILHA POR CONTA DA VEGETAÇÃO QUE ESTÁ FECHANDO O  CAMINHO)

 
Foto 13:  Graziela. Área de Camping.
Trilha da
Cachu do Brumado:
Rio de Contas, Bahia, 2013.
Quebrando a direita, entre mata “fechada”, Faaeel e Graziela caminharam pela trilha, desconfiados, com a perspectiva em chegar a Cachoeira do Brumado. Na trilha existe uma bifurcação, mas, só é prestar atenção e reparar que a direita a trilha está mais batida, com isso, é só seguir entre pequenas curvas. Ao final da trilha, Faaeel e Graziela se depararam em uma área plana com uma “mesa”, um galho como uma espécie de banco e uma fogueira com algumas lenhas no canto. Acharam
bacana e ficaram pensando se soubesse dessa área, não ficaria no camping Sá Zabé e economizava ai uns 40 reais. Enfim, registraram umas fotos e ficaram procurando a trilha que a mata alta tinha coberto já bem próximo à cachoeira.


Após a procura, acharam a trilha em meio a vegetação alta. Faaeel e Graziela cismaram por conta de serpentes, já que tinha uns “pontos cegos” na trilha. Com o barulho da queda chegaram ao topo da Cachoeira do Brumado com seus mais de 80 m.

Foto 14: Cachoeira do Brumado.
Rio de Contas, Bahia, 2013.

A Cachoeira do Brumado lança as águas do Rio Brumado, com mais de 80m de altura, pode ser vista por cima e por baixo. Faaeel e Graziela como saíram de Rio de Contas BA, optaram e é o mais correto em visitar por cima, de lá pode ser apreciar uma bela vista da estrada verde (BA–148) além de morros e o município de Livramento de Nossa Senhora BA. Sua correnteza é controla pela barragem de Rio de Contas, que em épocas de seca, “tranca as portas” e a queda fica com bem menos intensidade, em época de cheias suas quedas chama a atenção do motorista que está na BA-148 tornando a cachoeira ainda mais bela. Além do mais, tem um papel importante na agricultura, uma parte do rio é desviada para tanques que irriga plantações de Manga no município de Livramento de Nossa Senhora BA. Após a breve analise, Faaeel e Graziela aproveitaram a vista do local e voltaram pelo mesmo caminho até a estrada real.


* Estrada Real x Cachoeira do Brumado (POR BAIXO).
 

Foto 15: Faaeel. Estrada real:
Rio de Contas, Bahia, 2013.
Por volta das 10:00h Faaeel e Graziela estavam no inicio da estrada real, na área que está conservada, “Os caminhos reais eram as vias oficiais de comunicação por onde circulavam pessoas e mercadorias, especialmente ouro e diamantes, controlados pela Coroa para que se pudesse extrair o máximo de tributos para o tesouro real. Denominados de Estrada Real, e de propriedade da Coroa, se tornaram livres com o fim da era da mineração” (NEVES, 2007). É uma importante ligação entre os municípios de Rio de Contas BA e Livramento de Nossa Senhora BA.



Umas 02 horas de caminhada em passos lentos e alguns tombos de Faaeel devido à garoa que deu e o mesmo ter ido de sandália, os dois chegaram à BA-148 por volta do 12:00h. 


Foto 16  Estrada de acesso: Rio de Contas, Bahia, 2013.

Quem vem de Livramento, o inicio da Estrada real é na placa verde, quem vem de Rio de Contas BA se torna o final dessa parte da Estrada Real no estado da Bahia terminando em Livramento de Nossa Senhora BA. Assim que chegaram a BA-148, Faaeel e Graziela seguiram em uma estrada de terra, entre plantações de mangas irrigadas pelas águas do Rio Brumado.







Foto 17 : Cachoeira do Brumado.
 Rio de Contas, Bahia, 2013.


Após 05 minutos de caminhada, a vista por baixo da bela Cachoeira do Brumado. Em frente tem uma espécie de galpão onde fica um senhor que toma conta de alguma produção próxima. Faaeel e Graziela começaram a resenhar e o mesmo fez um questionamento que de fato é para refletir.



 

O assunto foi a localização da Cachoeira do Brumado, o rapaz disse que a esta pertence ao município de Livramento de Nossa Senhora BA, pois a propriedade bem próximo a cachoeira está no comprovante que pertence ao município de Livramento, a maioria diz que a cachoeira pertence ao município de Rio de Contas BA. Eis a questão. (risos). 

Foto 18 : Graziela. BA-148 (Estrada Verde):
 Rio de Contas, Bahia, 2013.

Após a longa conversa com o rapaz, apreciando a bela vista da cachoeira, Faaeel e Graziela se despediram e em seguida seguiram para a estrada verde a fim de conseguir uma carona. Os carros não paravam e como não estavam muito a fins de esperar, pegaram uma van que cobra R$ 3,00 e seguiram para a sede de Rio de Contas BA.







 É isso ai pessoal, espero que o relato possa ter contribuído para tirar suas duvidas ou tenha despertado algum interesse em conhecer o município. Qualquer duvida só  é mandar através do e-mail:

ospobresmochileiros@gmail.com.br 



 - Valeu amigo (a), até o próximo relato.




 

Um comentário:

Olá ! Comentário com duvidas mande através do e-mail: ospobresmochileiros@gmail.com
Peço esse favor pelo fato da pagina não está me notificando quando um leitor escreve no comentário dos relatos.

No e-mail a resposta é rápida .

Gratidão.

SEJA BEM VINDO

Inicio esse blog com uma adaptação de um prefácio do livro Homens e Caranguejos, escrito pelo autor Josué de Castro (1908-1973), na perspectiva em mostrar ao leitor o que os relatos podem contribuir (ou não) em seu planejamento, em sua viagem, ou até mesmo na construção de um capitulo da sua vida.

" Nas terras [...] do Nordeste brasileiro, onde nasci, é hábito servir-se um pedacinho de carne seca com um prato bem cheio de farofa. O suficiente de carne - quase um nada- para dar gosto e cheiro a toda uma montanha de farofa feita de farinha de mandioca, escaldada com sal. Foi talvez, por força, deste velho hábito da região do Nordeste Brasileiro, que resolvi servir ao leitor deste blog, muita farofa com pouca carne. Sentido que a história que vou contar (através dos relatos), uma história magra e seca, com pouca "carne de emoção". Resolvi desenvolver os textos bem explicativo que engordasse um pouco desse blog e pudesse, talvez, enganar a fome do leitor - a sua insaciável fome de aventura e emoção - em busca de objetivos e ações na constituição de um "novo", uma mudança em suas práticas cotidianas, na concepção em viver os momentos e aproveitar o sentido da vida" (CASTRO, 1967).

Através do menu acima do blog, escrito RELATOS (trekking, Litoral, urbano), você(s) pode desfrutar na leitura, acompanhando nossas história, comentando, tirando duvidas, entre outros.